Escrever?

"Escreve-se sempre para dar a vida, para liberar a vida aí onde ela está aprisionada, para traçar linhas de fuga" (Gilles Deleuze)

sábado, 15 de junho de 2013

Futebol de Cegos



Copa do Mundo de Futebol Para Cegos



O Brasil foi Campeão de Futebol Para Cegos. Onde só o goleiro enxerga e a bola, contém guizos em seu interior e a torcida assiste a partida em completo silêncio.
Não são apenas jogadores, são pequenos heróis que superam suas graves deficiências, para literalmente, marcar gols de placa em suas vidas.
Mas, infelizmente, não escolhi esse tema para escrever para você, que está lendo-o nesse momento, devido a esses pequenos heróis. Como meu filhinho Isaías.
Escolhi falar sobre a Copa do Mundo, porque até os cegos enxergam a roubalheira e o achacamento a que estão submetendo o nosso (?) país.
Pegando o suntuoso estádio Mané Garrincha (que a Fifa proibiu de chamar assim...), em Brasília, como exemplo. Porque só podia ser em Brasília mesmo...
Custou mais de 1 BILHÃO de reais a REFORMA! Depois da Copa, sediará clássicos locais, tipo: Guará X Brasiliense; ou Taguatinga X Brasília...
Imagina o tamanho do espaço vazio em um estádio para mais de 70 mil pessoas? É de chorar... Chamam isso de Elefantes Brancos. Sim, no plural, porque tem outros desses no Rio Grande do Norte, Amazonas e afins...
Quem não vê esse rombo financeiro aumentando cada vez mais?
Enquanto isso a polícia reprime com violência, manifestantes contrários ao aumento das passagens. E os doentes vão morrendo nos corredores do SUS.
Vamos todos comemorar os gols da milionária família Scolari gente!
Viva a CBF! Copa do Mundo de 2014 não basta, sediemos então, as Olimpíadas Mundiais de 2016 também. Vamos gastar dinheiro.
Podem ficar tranqüilos, agora o governo criou o Bolsa CRACK e o Bolsa ESTUPRO! Vamos incentivar isso também! Não com o mesmo orçamento...
É tudo uma brincadeira macabra pra inglês ver. Vamos ver churrasco de dentista na TV, maridos que matam esposas, a guerra do tráfico, o trânsito assassino...
Vamos preparar a Olimpíada, verdadeiro presente de grego pro povão.
Vamos todos gritar gol porque a família do assassino fumador de pedra será assistida pelo governo. Vamos ajudar as mulheres violentadas a criarem filhos dos seus próprios estupradores. Que leis. Que horror. Onde vamos parar? Já estamos parados.
Ah, façamos também uma “Ola” em homenagem ao Senado da República pelo fato deles votarem seus próprios salários exorbitantes (e o nosso).
Só não comparem os valores investidos nesses eventos grandiosos, com valores investidos em coisa bem menos interessantes, como Saúde, Segurança e Educação. Viva os ladrões que tem anel de doutor! Nunca estarão nos presídios lotados.
Sentemos, pois, à frente de nossos enormes televisores de alta definição, comprados à longo prazo, por altos valores, mas se não pudermos pagar “em dia”, é só pegar emprestado nos bancos, com os maiores juros do planeta. Já pagamos os maiores impostos do mundo. E para nada mesmo.Os programados somos nós, não a TV.
Vamos lançar um olhar cego para a TV e torcer para que raros sortudos que sabem, razoavelmente, chutar uma bola, façam do Brasil, um país de vencedores.
E quanto a esses parcos protestos nas ruas; diz a imprensa que comanda, que são só meia dúzia de baderneiros marginais que não tem o que fazer.
Bóra olhar a Dança dos Famosos; não perca o capítulo da novela plim-plim da vez; assista o Passa-ou-Repassa; o Caldeirão; a Xuxa coroa; o BBB; Fazenda; o Vai dar Namoro; João Kléber ou o Ratinho. Tem também canais que expulsam demônios das pessoas o dia inteiro. Só escolher... Tem para todos os gostos (estragados).
Vamos dançar abaixando, quicando e rebolando... Ah, Leléki, leléki...
Essa semana passou Ghost e Stuart Little! Vale a pena ver de novo... Vale mesmo? Quando será que vai passar Lagoa Azul? E o Curtindo a Vida Adoidado?
Quantos de nós enxergamos essa palhaçada toda?
Quantos de nós verdadeiramente enxergamos o que está acontecendo?   
Quantos de nós não acreditam mais nesse país?
Quantos ainda estão lendo esse artigo até o final?
Quantos?
Tem alguém aí?


________________________________________________________________________
Álvaro Lucas - Professor de História

Um comentário:

Eduardo baini disse...

Muito bom o post, FALO TUDO!