Escrever?

"Escreve-se sempre para dar a vida, para liberar a vida aí onde ela está aprisionada, para traçar linhas de fuga" (Gilles Deleuze)

domingo, 28 de julho de 2013

LIBERDADE DE PENSAR

Bem...quando o Ronie me deixou um convite para escrever algumas palavras em sua página...fiquei imaginando o que poderia escrever e cheguei a conclusão que seria uma boa oportunidade para respirar  por meio de simples palavras lançadas ao vento...sem normatizações ou obrigações técnicas que nos martelam dia após dia nas produções acadêmicas que controlam nossa vida “zumbi” na pós-graduação. Então...aqui...vão...palavras...apenas... palavras...livres...soltas e...talvez...não tão leves...sei lá...depende de quem ler...


LIBERDADE DE PENSAR
A História nos deixou diversos testemunhos sobre o cerceamento do ato de pensar. Sabe-se que muita crueldade foi praticada com a finalidade torpe de limitar o pensamento e qualquer forma de expressão considerada apócrifa pelo poder vigente. Um século vai e outro chega...mas a espécie humana “evoluída” continua a repetir esse papel intransigente.
           A humanidade...cheia de sede pelo poder...real ou imaginário...sente-se ameaçada pelo diferente; medo de perder o suposto controle que exerce. Entretanto, mal sabe essa pobre criatura...cega por sua verdade...de que nada adianta proibir a expressão, negar o direito ao diálogo e menosprezar o que o outro pensa. Afinal de contas...a única liberdade plena reside no pensamento...ninguém consegue sufocar as ideias...o campo fértil das mudanças.
            Então...é por essas e outras que digo...meu silêncio costuma falar muito mais que as palavras que me escapam pela boca. Meus pensamentos são livres de qualquer cerceamento social ou político e ao longo dos anos aprendi a não proferir tudo o que martela sistematicamente em meu cérebro.  Medo? Não! Apenas aprendi a conhecer um pouco mais da humanidade e por isso sei que não vale a pena falar para quem não pode ou não quer ouvir. 

Tatiana Pastorini
              


Nenhum comentário: